720p ou 1080p?

Se você está com dúvida entre baixar o filme em HD ou em FullHD, esse nosso breve artigo pode lhe ajudar.

HD (720p):
Formato de imagem 16:9 (WideScreen) com resolução de 1280x720 pixels, conhecido como 720p, ótima qualidade de imagem para televisores e monitores que suportam essa resolução. Telas de LCD, LED, PLASMA descritas como HD.

FullHD (1080p):
Formato de imagem 16:9 (WideScreen) com resolução de 1920x1080 pixels, conhecido como 1080p, excelente qualidade de imagem para televisores e monitores que suportam essa resolução. Telas de LCD, LED, PLASMA descritas como FullHD.

Curiosidade de efeito comparativo
DVD:
Para se ter uma breve e "grossa" comparação, um filme em DVD com formato de imagem 4:3 (ideal para televisores analógicos) tem resolução de 640x480 pixels.

TV Analógica X TV Digital

O sistema analógico de televisão funcionou bem, mas nos últimos anos começou a enfrentar limitações. Por exemplo, os aparelhos de tubo CRT têm cerca de 480 linhas de resolução, insuficientes para "encher" uma TV grande, a partir de 30 polegadas, e manter a qualidade da imagem.

Além disso, os canhões de elétrons do CRT só conseguem preencher metade das linhas a cada passada da imagem pela tela. Assim, os aparelhos utilizam um recurso de entrelaçamento das linhas para montar a imagem. Muitas vezes, isto causa uma imagem que fica vibrando (efeito conhecido por "flicker"). Estas complicações ficaram mais evidentes com os aparelhos de TV maiores, que invadiram o mercado a partir do final da década passada.

Eis então que o sinal digital de TV surgiu para resolver este problema. Ele é codificado em bits e bytes, transmitido por satélite ou cabo e depois decodificado por um aparelho antes de entrar em seu televisor.

O sistema digital pode ser bem exibido tanto em uma tela muito pequena como em uma muito grande sem perda de qualidade. O sinal de vídeo pode ser progressivo, ou seja, a tela exibe a imagem inteira a cada quadro (frame), ou entrelaçado, que mostra uma linha de pixels sim e outra não.

Para as emissoras de TV existe ainda a vantagem de enviar vários sinais diferentes utilizando a mesma banda de transmissão, incluindo conteúdo especial, como menus e opções de interação.

Analógico, digital, full HD etc.

Há três diferenças fundamentais entre o sinal digital e o analógico: relação de aspecto, resolução e taxas de quadros.

A relação de aspecto é como a imagem aparece em sua tela. O padrão das TVs sempre foi 4:3, ou seja, quatro unidades de largura por três de altura. No sistema digital você pode ter 16:9, como em uma tela de cinema.

A resolução da TV analógica é de 480 x 360 pixels, em média. A da TV digital começa em 704 x 480 pixels, conhecida por SDTV (Standart Digital Television), e chega a 1.920 x 1.080 pixels, o formato HDTV ou Full HD, quase dez vezes mais nítido que o analógico.

A taxa de quadros define quantos quadros são necessários a cada segundo para que uma imagem fique completa. Na TV convencional é de 24 quadros por segundo entrelaçados (interlaced ou i). Na digital, varia de 24i a 60 quadros por segundo progressivos ou 60p.

Assim, durante sua pesquisa por uma TV pronta para a alta definição, você se deparar com a indicação "1080i", significa que o aparelho em questão tem resolução nativa de 1.920 x 1.080 pixels (os fabricantes normalmente indicam apenas o número de linhas da tela) e pode exibir imagens a taxas de 60 quadros por segundo entrelaçados (60i).

Veja abaixo um quadro das resoluções de HDTV e SDTV. Observe que a primeira resolução considerada HDTV é a de 1.280 x 720 pixels, com aspecto ratio de 16:9. Esta resolução não é a chamada Full HD (alta definição total), que atinge os 1.920 x 1.080 pixels.



Além da diferença de resolução, o novo sistema também difere na recepção do sinal. O da TV analógica pode ser decodificado diretamente pelo seu televisor depois de passar pela antena. Já o sinal digital precisa de um decodificador especial para ser visto no seu aparelho. As TVs por assinatura ou a cabo —como NET, TVA e SKY— já oferecem sinais digitais para os assinantes. A transmissão digital de TV aberta também necessitará de um decodificar para receber o sinal que virá das emissoras abertas.

É importante lembrar que transmissão digital não significa que o sinal é de HDTV, pois este é definido pela resolução —que precisa ser de pelo menos 720 linhas para começar a ser HDTV, e de ser 1.080 linhas para ser full HD.

TERMOS DE USO

Todos os links e arquivos que se encontram neste blog, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontram.

Não hospedamos nenhum conteúdo que seja de distribuição ilegal. Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei, deve permanecer no máximo 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para testes, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. A aquisição desses arquivos pela Internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção e manutenção do blog, não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.

Os usuários deste blog tem total conhecimento e aceitam os termos referidos acima.